quarta-feira, 14 de abril de 2010

“Segue-me!” Sem Desculpas

Graça e Paz!

Na parábola da Grande Ceia, Jesus compara a vida cristã, com todas as suas implicações, incluindo a consumação de tudo, no céu, com um banquete, estando ele à mesa. Inexplicavelmente, os primeiros convidados, não se aperceberam do privilégio do convite, e “todos, à uma, começaram a escusar-se…Comprei um campo e preciso ir vê-lo…, Comprei cinco justas de bois e vou experimentá-las…, Casei-me e, por isso, não posso ir…” O dono da casa e do banquete ficou indignado, mandou seu servo pelas estradas a chamar “pobres, aleijados, cegos e coxos” (pense nestes como pecadores desprezados, cônscios de sua necessidade, mais humildes). A casa se encheu destes. E o Senhor disse: “Nenhum daqueles homens que foram convidados (anteriormente) provará a minha ceia!” (Lc 14.15-24).Acontece ainda hoje! Como as pessoas têm desculpas para não ler a Bíblia, para não orar (senão quando passam por uma grande aflição), para aceitar convite para ir a uma igreja cristã!

Na mensagem de hoje examinaremos à luz da Palavra de Deus as "desculpas" (justificativas) mais comuns dadas pelas pessoas quando o Evangelho e o sacrifício de Jesus é apresentado à elas. É muito útil analisa-las, pois deste modo o cristão poderá responder com a Palavra as justificativas que alguns apresentam para não mudarem de vida, tirando muitas pessoas do "engano auto-induzido" pelas próprias desculpas. Leia com atenção as 7 (sete) que escolhi, mas com disposição de aprender, pois não é palavra de homem nem "achismo"; é Deus quem está falando.
1- Ainda não estou preparado.
Não existe uma "hora certa" para seguir Jesus, a hora é agora. Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso.
"Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã." - Provérbios 27:1
2- Não sei se Ele me aceitará.
O Senhor Deus é amoroso, e sua misericórdia é infinita.
Todos os que o Pai me dá virão a mim; e de modo nenhum jogarei fora aqueles que vierem a mim." - João 6:37
3- A vida cristã é muito difícil.
A vida, tanto dos crentes quanto dos não-crentes, tem suas dificuldades. Todos passarão por tempestades. A diferença é que, nós, cristãos, a cada prova que sofremos vemos o Filho de Deus lutando em prol de nossas causas.
"Os deveres que exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve." - Mateus 11:30
4- Primeiro quero viver a vida!
Sem muitos comentários , apenas reflita no versículo.
Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer." - Eclesiastes 11:9
5- Todo crente é ex alguma coisa! Crentes problemáticos.
A Bíblia diz que ninguem é perfeito, mas que devemos nos esforçar para errar menos, para amar cada vez mais as pessoas e a Deus. Amar é pedir e aceitar o perdão, é ser generoso e humilde.
"Quem é você para julgar o servo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do seu dono. E ele vai vencer, porque o Senhor vai faze-lo vencer." - Romanos 14:4
6- Tenho dúvidas sobre Deus.
Tire estas dúvidas conhecendo a Palavra, não adianta achar isso ou aquilo, julgar , falar mal ,murmurar , sem antes conhecer o manual. BÍBLIA
"Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus têm feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma." - Romanos 1:20
7- Tenho medo da reação da minha família e amigos!!
Ah! esta preocupação realmente está te incomodando? Vamos para Palavra.
"Depois disse a todos: Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu morrerei, e me acompanhe. Pois quem põe seus interesses em primeiro lugar, nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa, terá a vida verdadeira. O que adianta alguem ganhar o mundo inteiro mas perder a vida verdadeira e ser destruído? Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha desta pessoa, quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos anjos. " - Lucas 9:23-26
Há pessoas que vivem esperando as coisas se ajeitaram para depois servirem a Deus. Eu e tu meu irmão minha irmã não temos nem o poder, nem o dever tão pouco o direito de dizer não. Portanto, levanta-te e segue Jesus. Ele é o teu Deus e o teu Senhor, pare com as desculpas furadas. Quero que saibas que quando obedecemos a um chamado de Deus, Ele é poderoso para suprir nossas necessidades e nos orientar em toda espécie de dificuldades relacionadas ao Seu chamado para nossas vidas.
Que Deus abençõe a todos.
Auremeire

Um comentário:

  1. Oi mãe, bom dia!
    Linda a mensagem..e de um ensinamento imenso!
    Fico sem palavras, pois o que fazemos é exatamente isso, inventar desculpas! Tem que colocar em prática, não tem jeito! É fácil falar, difícil é cumprir!
    Refletirei...
    Beijoo =*

    ResponderExcluir